Realidade do Desenvelhecimento

Publicado aqui no Blog em 09 de janeiro de 2022 

 

O Texto abaixo foi publicado no Facebook em 18.01.2013, e, lá atualizado em 10.02.16. Representa, portanto, meu pensamento naquela ocasião. Estou colocando-o agora (2022) no Blog pelo motivo de que será uma referência em meu novo livro, ainda em preparação. Como o Facebook é apenas uma rede social, que amanhã poderá não existir mais, a exemplo do Orkut, que o precedeu, estou colocando-o aqui no site para futuras consultas, se necessário. 

 

O que estiver em azul foram anotações feitas agora, na colocação do texto aqui no Blog

 

Desenvelhecimento é possível, sim. Infelizmente, até o momento (Fevereiro de 2016) só é (será) possível desenvelhecer num trabalho de engenharia comportamental que necessita de um GRUPO DE IDOSOS, isolados durante um certo tempo, numa Estância ou local assemelhado, na medida do possível isolado do "resto do mundo" (ambiente extra Estância). E por um período de tempo, estimado, em cerca de um ano. Decorrido este tempo o idoso que entrou, por exemplo, com 80 anos, sairá com 81 anos (cronológicos) mas com uma idade biológica (corpo físico, aparência, disposição, saúde) de cerca de 30 anos. Sem uso de nehum tipo de medicamento, apenas com técnicas comportamentais explícitas e subliminares. Este é o "espírito" do Projeto Desenvelhecer, a ser lançado em futuro relativamente próximo. Veja abaixo o embasamento em fatos.

 

PRIMEIRO: No final de 2010 um grupo de ratos envelhecidos teve seu envelhecimento revertido. Isso ocorreu num experimento científico conduzido em Harvard por uma equipe chefiada por Ronald dePinho. Veja no site em Dicionário informativo - Ratos desenvelhecidos e Ronald dePinho. Foi um trabalho de engenharia genética, teve o mérito de COMPROVAR que o desenvelhecimento é possível. Mas sua aplicabilidade em humanos ainda está bastante distante (continua bastante distante em 2022)

 

SEGUNDO: As abelhas velhas revertem o envelhecimento, voltando a ser jovens. Esta é uma descoberta relativamente recente, do final do século passado. Feita na Universidade de Illinois pelo pesquisador Gene Robinson. Pode ser vista no artigo "Desenvelhecimento é possível?", em "Uma abelha no teu futuro", no livro "Desenvelhecimento" e no livro de Deepak Chopra, "Corpo sem idade mente sem fronteiras", pág. 365. Por algum motivo nunca foi publicada em periódico científico (que eu tenha conhecimento).

 

TERCEIRO: Ellen Langer conduziu em 1979, em Harvard, uma experiência com um grupo de idosos em que estes tiveram um sensível, mas perceptível desenvelhecimento, de cerca de 3 anos, em experimento de uma semana de duração. A própria Ellen Langer não entendeu como "a coisa" aconteceu. 

 

QUARTO: O próprio Chopra conduziu uma experiência de meditação transcendental em que os participantes da experiência tiveram sua longevidade aumentada, conforme demonstrações matemáticas deste autor, para cerca de 234 anos. Pode ser visto no livro "Desenvelhecimento" e há um comentário em "Desenvelhecimento é possível?". Pode ser visto também no próprio livro de Chopra, já citado acima. 

 

QUINTO: O clássico "A Fonte da Juventude" de Peter Kelder, publicado pela primeira vez em 1939. Tido como obra ficcional, foi por este autor analisada minuciosamente, tendo ficado claro que a obra reúne todas as condições necessárias para poder ser considerada uma história real, ou no mínimo, uma ficção arquitetada a partir de informações e conhecimentos reais, e profundos, da questão do envelhecimento. 

 

Em outras palavras, se não é uma história real, foi sem sombras de dúvidas escrito por um "quase" especialista em desenvelhecimento. Por quê "quase"? Porque o motivo real do desenvelhecimento não está colocado no livro, pelo menos não de forma explícita e compreensível. O motivo real está no livro, mas precisa ser decifrado. (Grifo na transcrição). 

 

Não está nos detalhes, não está nos "Cinco Ritos" que foram tão enfatizados pelo autor do livro (Peter Kelder) e tão repetidos ao longo do tempo por tantos leitores. Vejam bem, não estou, em absoluto, dizendo que os ritos não são benéficos, pelo contrário, são benéficos, e sei que o são. Há inúmeros depoimentos a respeito desde que o livro foi publicado pela primeira vez em 1939. Mas não há nenhum relato ou prova demonstrando efetivamente, que tenha ocorrido desenvelhecimento. O único relato é o do personagem do livro, o Coronel Bradford. 

 

Sobre Kelder, em 1999 estava vivo e foi descrito pelo editor de "A Fonte da Juventude - Livro 2" como uma pessoa que estava passando muito bem, "discreta e despretensiosa" e "decidido a não remover o véu de mistério" (acerca de sua obra "A Fonte da Juventude"). (Supondo que tivesse 30 anos em 1939 quando escreveu o livro, teria em 1999 a idade de 90 anos. E teria, ou tem, agora, 2022, se ainda vivo, a idade de 112 anos).  

 

Este autor fez uma análise da obra (de Kelder), que pode ser vista no livro "Desenvelhecimento", páginas 231 a 238. Este livro está sendo disponibilizado no site do autor, abaixo. (O livro "Desenvelhecimento" já está disponibilizado neste site desde 19.08.2018). 

 

 

Por favor, publique módulos na posição offcanvas.