Cientistas identificam via principal do envelhecimento no organismo

Fonte: Isaude.net - 13.02.2011

Pesquisa revela que disfunção dos telômeros e ativação do gene p53 desencadeiam uma onda de degeneração celular e tecidual.

Estudos em camundongos levaram cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber, nos Estados Unidos, a identificar a via principal do envelhecimento no organismo. A descoberta relaciona vários processos biológicos associados com a idade previamente vistos como independentes.

De acordo com os pesquisadores, os resultados são de grande importância para o envelhecimento humano já que esta via central pode ser diretamente ligada a praticamente todos os genes conhecidos envolvidos no envelhecimento, bem como às atuais terapias projetadas para reduzir os danos da idade sobre a saúde.


Disfunção telomérica

Os cientistas descobriram que a causa principal do declínio da saúde relacionado com a idade é o não funcionamento correto dos telômeros - as capas no final dos cromossomos que os protegem contra danos ao DNA.

Como as células atingem seu limite pré-determinado de vezes que pode se dividir, os telômeros se tornam encurtados e desgastados, tornando as terminações cromossômicas vulneráveis a taxas aumentadas de danos não reparados ao DNA.

Confrontado com este reservatório crescente de DNA lesado, as células ativam o gene p53, que soa um alarme e desliga o crescimento das células normais e o ciclo de divisão, ordenando a elas que "descansem" até que os danos possam ser reparados ou, se não, autodestruídos.

Os cientistas já haviam acusado essa paralisação de emergência e a morte celular como culpadas pela deterioração relacionada à idade de órgãos cujas células se dividem rapidamente e são rejuvenescidas pela reserva de células-tronco adultas. Tais tecidos incluem a pele, células intestinais e células do sangue, entre outros, que geram trilhões de novas células a cada dia de vida.


Falha metabólica

No entanto, os cientistas ainda não sabiam como células com menos divisão celular, como o coração ou o fígado, sustentam níveis equivalentes de envelhecimento.

As novas descobertas demonstram que a disfunção dos telômeros e a ativação de p53 também desencadeiam uma onda de degeneração celular e tecidual.

De acordo com o estudo, a disfunção do telômero também desencadeia uma série de reações levando a redução na saúde e longevidade. Por exemplo, os músculos sofrem uma perda de mitocôndria causando menor vitalidade e falência do coração e de outros órgãos. Riscos de doenças metabólicas, como diabetes são aumentados.

Os cientistas descobriram que a disfunção do telômero causa essa onda de falhas metabólica porque quando o gene p53 é ativado, ele reprime as funções de dois reguladores do metabolismo - PGC1? alfa e PGC1? beta.

A repressão destes reguladores reduz os processos metabólicos necessários para fornecer energia e resistência ao estresse.

Em experiências com ratos, os cientistas mostraram que a retirada de p53 liberou os freios dos reguladores PGC1? alfa e PGC1? beta.

"Este é o primeiro estudo que vincula diretamente a disfunção telomérica aos reguladores de defesa mitocondrial e anti-oxidante através de p53", observou o autor sênior do estudo, Ronald A. DePinho. "Ao unificar várias das principais vias de envelhecimento sob a proteção da disfunção dos telômeros, a descoberta pode render novos alvos para terapias."

Por favor, publique módulos na posição offcanvas.